sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Homenagem Dia da Consciencia Negra - CEMDP - EFM / Influência: Étnica Africana na Moda Brasileira



Influência étnica africana na moda brasileira: o termo étnico aparece em que quase todas as temporadas da moda nacional e internacional, nas coleções assinadas por grifes e estilistas independentes e também pelas grandes lojas de departamentos. De estação para estação o étnico ressurge como tendência.

Tendência: O Impacto da forte globalização acaba por despertar um sentimento nostálgico de às raízes. As diferenças entre povos e culturas ao redor do mundo, são agora, celebradas de maneira a respeitar e valorizar o “local”, sem deixar de estar integrado ao global.

Na história da arte do ocidente o interesse demonstrado por artistas em relação ao contato com diferentes culturas, as chamadas “culturas exóticas ou primitivas”, que ocorreram na Europa, mais precisamente em Paris, ao final do século XX, e que foram determinantes para que artistas e designes “aprendessem” outras formas de olhar. O contato com “o outro” possibilitou transformações, à medida que se mesclou o novo ao já conhecido gerando um terceiro resultado.

O INSPIRAMAIS, Salão de Design e Inovação de Componentes, nasceu com a finalidade de transformação do descobrimento de novas ideias, cheias de expressão e muito surpreendentes. Termo procedente do latim inspirare que significa soprar, comunicar, e é utilizado tanto no campo da teologia como das artes para designar o tipo de motivação que leva um individuo a produzir uma obra de arte.

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Vida e Trajetória Profissional de Walter Rodrigues

Walter Luiz Vieira Rodrigues nasceu a 13/12/1958, na cidade de Herculendia estado de São Paulo.
O Estilista não passou por um curso superior de Moda, inexistente ainda no Brasil, assim como tantos designers de moda da sua geração. Fez usa própria formação estudando História da Moda com Serafina Borges do Amaral e na Rhodia em São Paulo, participou do curso de Criação de Moda com Marie Rucki, principal nome de renomado Studio Berçot de Paris.
Nos anos 90, até assinar seu trabalho com próprio nome, trabalhou para as marcas Bicho da Seda e Viva Vida. No ano de 1992 lança a marca Walter Rodrigues, tornando-se o único responsável por seu negócio.
Walter Rodrigues é um designer arqueológico que mantem um desenvolvimento a um processo de criação ancorado em pesquisas teóricas e visuais, comforme o tema eleito.
A postura dele é de um caçador de tendências, observa as ruas, as pessoas, os tipos de comida que se come em cada lugar, a arquitetura dos lugares e traça relações entre as varias maneiras de estar no mundo conhecimento o espirito do seu tempo.
Atualmente se dedica à coordenação do núcleo de design da associação brasileira de calçados e artefatos (ASSINTECAL) trabalho que realiza desde 2005, é responsável pela Curadoria de Desenvolvimento de Materiais e do Projeto INSPIRAMAIS. 


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Vida e trajetória profissional de Goya Lopes

Ela nasceu em Salvador no dia 07/05/1954. E também foi licenciada em Artes Plástica pela Universidade UFBA, em 1976 e na faculdade motivado pela historia da arte, encantou-se com a possibilidade de cursar arqueologia. Eles apontaram Design como sendo uma profissão do futuro: E também acreditando e assim seguindo os conselhos de Romano Gallefi, o professor de Estético da UEBA, que vislumbrava o desenvolvimento da profissão de Designer no Brasil.

Recebeu uma bolsa de estudos para a Itália onde cursou na especialização em Design, Museologia, Expressão Comunicação Visual na Universita Internazionale dell di Firenze. A Goya pensava no Brasil e de que maneira poderia desenvolver até o tema afro profundamente no design têxtil. Ela voltou da Itália direto para a cidade em que ela nasceu Bahia no início dos anos de 1980. Observava que tudo que ela conhecia sobre “moda afro” era própria moda trazida pelos Africanos além da “livre interpretação” que alguns faziam sobre o étnico de modo geral.

O Projeto ele tomou grandes proporções e a produções teve de acompanhar a demanda crescente. Ea necessidade de criar e manter um padrão tornou-se imprescindível para que o trabalho fosse reconhecido pelo estilo pessoal como uma marca. Didara é uma marca que conta uma história, com os temas dos provérbios africano. ”Sou uma contadora de história” diz a designer as estampas da Didara.
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Fotos:

 





 Fotos das Atividades elaboradas pelos professores do Colégio Estadual Maria Dalila EFM:























 




 

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