O Colégio Estadual Maria Dalila Pinto – EFM oferta aulas de Espanhol (CELEM) todas as segundas e quartas feiras das 19:00 às 20:40, com a Professora Alda Maria Aguiar.
Podem participar das aulas, alunos do Colégio Maria Dalila, também de outras escolas e pessoas da comunidade, mesmo que não estejam estudando, ou já concluíram seus estudos.
Iremos nesse espaço, passar aos leitores desse blog, algumas informações e dicas importantes da língua Espanhola. Idioma este que é falado como língua oficial, em 21 países: Espanha, México, Guatemala, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, El Salvador, Honduras, Cuba, República Dominicana, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai, Guiné Equatorial e Porto Rico.
É a segunda língua mais falada nos Estados Unidos, foi língua oficial na Filipinas de 1566 até a promulgação da constituição em 1973.
O espanhol é o idioma falado por mais de 450 milhões de pessoas inter nacionalmente e segunda língua mais falada por nativos dicando atrás, apenas do mandarim (falado na China).
Devido ao Mercosul que foi criado em 1991 e seus fortes laços entre países membros, no Brasil 30 milhões de pessoas falarão o espanhol até 2015. Segundo (pesquisa) o senso de pesquisa do Governo Federal. No Brasil vivem cerca 410 mil nativos de língua espanhola, e 96 mil com um domínio limitado da língua.
No Brasil, existe a lei n° 11.161 que foi decretada pelo Congresso Nacional e Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto de 2005. Segundo esta lei, o espanhol é de ensino obrigatório nas escolas do Brasil, devendo ser afetado dentro da grade curricular e em horário regular de aula e também através do CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modeiras). No artigo 1° dessa lei diz: O ensino da língua espanhola, de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, será implantado, gradativamente, nos currículos plenos do ensino médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário